Bem Vindo(a)!

Brasil aéreas

Cássio Vasconcelos

Fotos aéreas do Brasil há muitas, e de distintas fontes, jornalísticas, militares, ou mesmo artísticas. Mas o retrato do país, de norte a sul, visto por um só artista, utilizando a inusitada perspectiva de um helicóptero, é não só inédito como de valor inestimável.

Estradas entre coqueirais, ou a grelha de edifícios por uma enorme extensão sem verde nenhum em volta são imagens graficamente sedutoras. Passado, porém, esse primeiro impacto estético, a atenção do observador já está captada para a reflexão sobre o que, na verdade, compõe a foto. Fica portanto a impressão que os registros desse encontro – muitas vezes, confronto – entre natureza e homem vai além do encanto, atuando para instigar o questionamento.
O roteiro da viagem do fotógrafo cobre todas as regiões do país e as paisagens mais variadas: metrópoles, plantações, estradas, áreas industriais, florestas; parques nacionais e monumentos. Os locais na mira de Cássio Vasconcellos ganharão um tratamento diferente da visão de “cartão postal” que normalmente lhes cabe, explorando as possibilidades que só o voo em helicóptero permite.

O resultado dessa cobertura dará vazão a uma série de produtos de grande impacto visual, social e mercadológico: um livro de alto padrão gráfico; exposição itinerante; cartões postais promocionais; blog feito por Cássio Vasconcellos; videorreportagens e microvídeos.

Sobre o autor

Desde os 15 anos, Cássio Vasconcellos (São Paulo, 1965) buscou a fotografia como modo de vida. Sua trajetória teve início na escola Imagem-Ação, em 1981 e, desde então, o artista participou de mais de 130 exposições em 18 países. Sua série “Noturnos São Paulo” integra o prestigioso Blink – 100 photographers, 10 curators, 10 writers, publicado pela editora inglesa Phaidon Press. A mesma série resultou em uma mostra premiada como melhor exposição do ano de 2002 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Paralelamente à carreira artística, Cássio Vasconcellos tem desenvolvido um consistente trabalho de foto publicitária, assinando material para as principais agências do país. Nesse ramo de atuação, destacam-se especialmente suas imagens aéreas: as lentes do fotógrafo já registraram, dos céus, quase todas as regiões brasileiras.

*Projeto aprovado pela lei Rouanet de incentivo fiscal