BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

“Uma breve história da curadoria” e “As vidas dos artistas”

22/04/2014

Uma breve historia da curadoria_z

Durante as próximas semanas, apresentaremos melhor cada dupla de livros selecionada para a promoção Combinações Imperdíveis (confira a lista aqui).

Umas breve história da curadoria e As Vidas dos Artistas estão com preço promocional, os dois livros pelo preço de um. Escritos por nomes essenciais à arte contemporânea, esta dupla torna possível conhecer um panorama mundial das artes plásticas e as ideias de artistas e curadores importantes.

Como e porquê mostrar um conjunto de obras de arte? A função do curador parece, para muitos, nebulosa. Quem é esse profissional que determina o que encontraremos ao buscar a arte, num museu, numa galeria, na rua? Em “Uma breve história da curadoria”, o entrevistador, historiador de arte e curador da Serpentine Galleries Hans Ulrich Obrist, famoso por assinar exposições nada convencionais, conversa com 11 curadores sobre o papel da profissão na atualidade.

O elenco de entrevistados (que inclui de diretores de museus europeus a críticos norte-americanos com enfoque político) é formado por Anne d’Harnoncourt, Werner Hofmann, Jean Leering, Franz Meyer, Seth Siegelaub, Walter Zanini, Johannes Cladders, Lucy Lippard, Walter Hopps, Pontus Hultén e Harald Szeemann.

Hans Ulrich Obrist  é conhecido por circular entre as áreas artísticas buscando conexões para projetos. Na entrevista abaixo, realizada pela Escola São Paulo, o curador entrevista o rapper paulistano Criolo:

O jornalista americano Calvin Tomkins acredita que a vida dos criadores contemporâneos pode dizer muito sobre suas obras. Composto de perfis publicados entre 1999 e 2008 na revista The New Yorker, os perfis de “As Vidas dos Artistas” enfocam as trajetórias de Damien Hirst, Cindy Sherman, Julian Schnabel, Richard Serra, James Turrell, Matthew Barney, Maurizio Cattelan, Jasper Johns, Jeff Koons e John Currin. Esses retratos entretecem as questões biográficas e formativas de cada um deles e as diferentes formas de lidar com a arte adotadas pelos artistas, em suas diversas possibilidades de expressão – como pintura, escultura, fotografia, instalações, videoarte. Confira uma galeria feita pela revista Bravo! especialmente para o livro.