WEBINAR | A POLÍTICA E A JUSTIÇA

Em maio de 2002, a seção capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) pediu ao governo central que interviesse no estado, em virtude do assassinato, no mês anterior, de um de seus membros, Joaquim Marcelo Denadai. “A vítima investigava esquemas de corrupção em licitações públicas envolvendo o crime organizado e políticos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Se não fosse morto ‘a tempo’, o advogado formalizaria uma denúncia envolvendo doze empresas, segundo ele metidas em fraudes em todos os 78 municípios capixabas e em um situado no estado do Rio”, diz o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado.  

Com o tema política e a justiça, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a BEĨ Editora dão sequência ao ciclo de webinários A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil, baseado na obra. Neste terceiro encontro da série, iremos abordar a participação da justiça no resgate da ordem naquela unidade da federação, onde prevalecia um quadro de anomia política.  

Para o debate, reuniremos Ronaldo Albo, procurador da República, e os autores de Decadência e Reconstrução – Carlos Melo, professor Senior Fellow do Insper, Milton Seligman, também professor do Insper, e Malu Delgado, jornalista. A abertura institucional do evento será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da BEĨ Editora, e a mediação ficará a cargo de Rinaldo Gama, coordenador de conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

WEBINAR | A política e a justiça
Dia 22/4, das 16h às 17h30
Convidado: Ronaldo Albo, procurador da República
Debatedores: Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado
Mediação: Rinaldo Gama

Abertura: Tomas Alvim 

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

BIOGRAFIAS | 

Ronaldo Albo
Formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), é pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em 1993 ingressou no Ministério Público Federal como procurador da República e em 1999 foi promovido ao cargo de procurador regional da República (DF), cargo que ocupa até hoje.

Malu Delgado
É jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsch Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.

Milton Seligman
Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.

Carlos Melo
Sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.

Rinaldo Gama
Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.

Tomas Alvim
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da Bei Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.

Laboratório Arq.Futuro de Cidades
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

 

Perdeu algum debate do ciclo A Grande Concertação: Lições do Espírito Santo para o Brasil ? 

Assista aqui!


 

LIVRO | Decadência e reconstrução - Espírito Santo: lições da sociedade civil para um caso político no Brasil contemporâneo, Carlos Melo, Malu Delgado e Milton Seligman

Adquira o seu exemplar clicando aqui!
Use o cupom LaboratorioAqrFuturo e ganhe um desconto de 15% ao fechar a sua compra (promoção válida até o  dia 30/4).