Decadência e reconstrução - Espírito Santo: lições da sociedade civil para um caso político no Brasil contemporâneo
Carlos Melo, Malu Delgado e Milton Seligman
R$ 49,00
"O Brasil de hoje é o Espírito Santo de ontem? E o Espírito Santo de hoje é o Brasil de amanhã?“
Essas duas questões formam a cabeça, o tronco e os membros deste livro – que soma reflexão, trabalho de campo e conclusões capazes de levar à ação. Ao combinar o rigor da ciência política com o instrumental de apuração próprio do jornalismo, história e atualidade, Estado e estado – prodígio só possível graças ao perfil de seus autores –, Decadência e reconstrução cumpre assim seu ambicioso papel: tornar-se referência nos estudos de um país que, “perplexo e polarizado”, tenta ainda “encontrar caminhos para agir”. Felizmente, eles existem.
Para responder à primeira das perguntas que deram corpo à obra, Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado se debruçaram sobre “dados e episódios que permitissem conhecer o processo político capixaba na derradeira metade dos anos 1990”, legando ao público a tarefa de avaliar “se esse levantamento faz escapar destas páginas ares de um Brasil mais próximo no tempo, com suas operações policiais de nomes invariavelmente criativos, repletas de encarceramentos de empresários e políticos”. Diante da segunda questão, a proposta foi analisar se o Espírito Santo “representa, realmente, um exemplo de sucesso”. Isso levou o trio a procurar flagrar “de onde teria partido o esforço” que libertou o estado da teia de corrupção e violência na qual se enredara.
“Que caminhos trilharão o Brasil e o Espírito Santo ninguém sabe dizer com plena segurança”, admitem os autores. E alertam: “Certamente poderá haver um misto de torcida e fé no desenho desse futuro. Entretanto, será preciso e precioso que nem uma coisa nem outra substituam o empenho da sociedade para construí-lo, baseada no que deve ser a bússola da política: a busca do bem comum”.
SOBRE OS AUTORES
Carlos Melo é sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog no jornal O Estado de S. Paulo.
Malu Delgado é jornalista, mestre em Globalização e América Latina pela University of London e pós-graduanda em Políticas Públicas no Insper. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo, repórter da revista piauí, correspondente da Deutsche Welle Brasil e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é editora-assistente de Política do jornal Valor Econômico.
Milton Seligman, engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.