WEBINAR | A POLÍTICA DE RUPTURA

Com a presença do ex-governador capixaba Paulo Hartung como convidado especial, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a Bei Editora inauguram o ciclo A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil, série de quatro encontros programados para os dias 8, 15, 22 e 29 de abril.  

 

O fio condutor dos debates será o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado, que analisa um período particularmente crítico, quando uma sucessão de governos fracos, entre os anos 1990 e princípios da década de 2000, levou o estado a uma situação caótica.  

 

Neste webinar de estreia, “A política de ruptura”, Hartung rememorará os desafios de sua primeira passagem pelo Palácio Anchieta (2003-2010) – ele voltaria a comandar o estado de 2015 a 2018 –, especialmente em seus conturbados anos iniciais. Sua eleição em 2002 contou com um fator fundamental: a sociedade civil estava organizada em um esforço, em uma “grande concertação”, para superar a corrupção e o crime organizado que, àquela altura, davam as cartas no Espírito Santo. O ex-governador é o primeiro a acentuar isso. “Não foi a minha eleição a ruptura. Ela deu vazão ao movimento de ruptura, vazão institucional”, diz em Decadência e Reconstrução.  


O evento terá como debatedores os autores do livro, os professores Carlos Melo e Milton Seligman, do Insper, e a jornalista Malu Delgado. A abertura institucional será de Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da Bei Editora. A mediação estará a cargo de Rinaldo Gama, coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.


WEBINAR | A política de ruptura

Dia 8/4, das 16h às 17h30

Convidado: Paulo Hartung, ex-governador do ES

Debatedores: Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado

Mediação: Rinaldo Gama

Abertura: Tomas Alvim 

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

BIOGRAFIAS | 


Paulo Hartung 

É economista, ex-governador do Estado do Espírito Santo (2003-2010 e 2015-2018), presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Integra o movimento Todos Pela Educação; compõe os conselhos consultivos de Educação do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); conselheiro da Unimed Participações; membro dos movimentos RenovaBR e Agora!. 


Malu Delgado

É jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsch Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.


Milton Seligman

Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.


Carlos Melo

Sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.


Rinaldo Gama

Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.


Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da Bei Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.


Laboratório Arq.Futuro de Cidades

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

  

LIVRO | Decadência e reconstrução - Espírito Santo: lições da sociedade civil para um caso político no Brasil contemporâneo

Carlos Melo, Malu Delgado e Milton Seligman


Adquira o seu exemplar com 50% de desconto clicando aqui!


Promoção válida até o dia 11/4/2021.