WEBINAR "A POLÍTICA, ALÉM DO POLÍTICO"

“Estados podem fracassar, assim como países fracassam. Podem se tornar estados-máfia. (…) O estado do Espírito Santo beirou o fracasso e se tornou um estado-máfia. Hoje é um caso de sucesso, após uma operação bem-sucedida de salvamento por uma coalização envolvendo a sociedade civil, lideranças empresariais e políticas”.

A observação, do cientista político Sérgio Abranches, está no prefácio do livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (BEĨ Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado, que analisa justamente o processo que resgatou aquela unidade da federação do caos em que se encontrava depois que, a partir da década de 1990, começou a ser tomada pela corrupção – da qual só se livraria nos anos 2000.

Com o tema A Política, além do político, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a Bei Editora encerra o ciclo de webinários A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil, baseado na obra.

Neste quarto e último encontro da série, o atual governador capixaba, Renato Casagrande – que comandou o ES anteriormente, entre 2011 e 2014, foi vice de 1995 a 1999 (na gestão Vitor Buaiz), além de deputado estadual e federal e senador –, fará um balanço da situação do estado e discorrerá sobre o papel de sua sociedade civil nos dias de hoje.

Para o debate com Casagrande, reuniremos os autores de Decadência e Reconstrução – Carlos Melo, professor Senior Fellow do Insper, Milton Seligman, também professor do Insper, e Malu Delgado, jornalista. A abertura institucional do evento será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da Bei Editora, e a mediação ficará a cargo de Rinaldo Gama, coordenador de conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

WEBINAR | A política, além do político
Dia 22/4, das 16h às 17h30
Convidado: Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo
Debatedores: Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado
Mediação: Rinaldo Gama
Abertura: Tomas Alvim 

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

BIOGRAFIAS | 

Renato Casagrande
Atual governador do Espírito Santo. Engenheiro Florestal, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), e Advogado, formado pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Já havia estado anteriormente à frente do governo capixaba, entre 2011 e 2014. Antes disso, foi deputado estadual, vice-governador, deputado federal e senador.

Malu Delgado
É jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsch Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.

Milton Seligman
Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.

Carlos Melo
Sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.


Rinaldo Gama
Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.

Tomas Alvim
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da Bei Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.

Laboratório Arq.Futuro de Cidades
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

 

Perdeu algum debate do ciclo A Grande Concertação: Lições do Espírito Santo para o Brasil ? 

Assista aqui!

 

 

LIVRO | Decadência e reconstrução - Espírito Santo: lições da sociedade civil para um caso político no Brasil contemporâneo, Carlos Melo, Malu Delgado e Milton Seligman

Adquira o seu exemplar clicando aqui!
Use o cupom LaboratorioAqrFuturo e ganhe um desconto de 15% ao fechar a sua compra (promoção válida até o  dia 30/4).