PRÉ-VENDA |Nem Negacionismo, Nem Apocalipse. Economia do Meio Ambiente: uma Perspectiva Brasileira

Livro analisa economia do meio ambiente sob a ótica brasileira

Nem Negacionismo, Nem Apocalipse. Economia do Meio Ambiente: uma Perspectiva Brasileira”: sob esse título, o economista Gesner Oliveira e o administrador de empresas Arthur Villela Ferreira assinam a obra que traz ao debate, pela primeira vez, princípios e práticas da economia ambiental tendo como base a experiência brasileira. O livro chega em um momento em que o mundo discute alternativas de retomada pós-pandemia de Covid-19 por meio da economia verde.

Estará nas livrarias físicas e virtuais a partir de 29 de março e conta com versão online e interativa, com QR Codes que levam para vídeos complementares aos assuntos discorridos em cada capítulo.

“O momento não poderia ser mais oportuno para o lançamento. O mundo se prepara para superar os danos econômicos trazidos pela pandemia do Covid-19 por meio de reconstrução baseada na economia verde de impacto neutro em carbono. Além disso, o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acaba de anunciar a volta do país ao Acordo de Paris, tratado pela redução do aquecimento global por meio da diminuição da emissão de gases de efeito estufa – o Brasil, infelizmente, ainda segue fora”, afirma um dos autores, Gesner de Oliveira.

Na obra, os autores se debruçam sobre o enorme desafio para a gestão global dos recursos naturais. De um lado, o atual nível de consumo é claramente insustentável. De outro, não será possível que os países em desenvolvimento sigam o roteiro adotado pelos desenvolvidos nas últimas décadas.

“O Brasil tem uma oportunidade de ouro para crescer de modo sustentável, com geração de empregos novos e redução das desigualdades sociais”, avalia Arthur Ferreira. Segundos o autor, se todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra passassem hoje ao nível norte-americano de consumo, o déficit ambiental anual mais do que quintuplicaria. “Assim, não faz sentido a defesa de políticas nacionais para países emergentes que reeditem a trajetória dos atuais países maduros.” 

Focado na realidade brasileira – que não tem uma bibliografia dedicada –, o livro trata do dilema nacional. É do ex-ministro Rubens Ricupero, autor do prefácio do livro, a definição do que é o Brasil em termos ambientais-econômicos: uma “jabuticaba”.  “Somos o único entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa em que a parcela maior das emissões provém da agropecuária e de mudanças no uso da terra”, diz Ricupero. 

“Também é atípico por sermos caso exclusivo de nação que enfrenta desafios ambientais ligados à maior floresta tropical do mundo e, ao mesmo tempo, problemas derivados de setores industriais de Primeiro Mundo”, completa o prefacista. 

COMPRE O SEU EXEMPLAR NA PRÉ-VENDA! DESCONTO DE 20% ATÉ O DIA 28/3/2021. CLIQUE AQUI!