LIVE na Livraria da Travessa | Lançamento do livro Nem negacionismo nem apocalipse – Economia do meio ambiente: uma perspectiva brasileira


No dia 15 de abril, quinta-feira, será realizada a live de lançamento do livro Nem negacionismo nem apocalipse – Economia do meio ambiente: uma perspectiva brasileira, de Gesner Oliveira e Artur Villela Ferreira.
Nela, os autores vão conversar com Diana Lemos (arquiteta e urbanista), Weber Amaral (empreendedor em economia circular) e Henrique Gomes (coordenador do eixo de desenvolvimento territorial da Redes da Maré). A medição será de Tomas Alvim (sócio da BEĨ e fundador do Arq.Futuro).
O público poderá enviar perguntas ao grupo.

LIVE | Lançamento do livro Nem negacionismo nem apocalipse – Economia do meio ambiente: uma perspectiva brasileira

15/4, quinta-feira

Das 19h às 20h

Participantes: Gesner de Oliveria, Artur Villela Ferreira, Diana Lemos, Weber Amaral, Henrique Gomes e Tomas Alvim

Live aberta ao público. O acesso será pelo canal do YouTube da Livraria da Travessa: https://www.youtube.com/channel/UCqSag64e3Wm3XZ4A9oKFy0w

 

BIOGRAFIAS
Gesner Oliveira (Coautor do livro)  | Ph.D. em economia pela Universidade da California (Berkeley), é professor da Fundação Getulio Vargas e sócio da GO Associados. Com ampla experiência no setor público, presidiu a Sabesp (2007-2011), o Cade (1996-2000) e atuou como secretário em pastas do Ministério da Fazenda entre 1993 e 1995. Tem atuado em diversos conselhos de empresas públicas e privadas.

Artur Villela Ferreira (Coautor do livro) | Administrador de empresas com ênfase em sustentabilidade e meio ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), é sócio fundador da empresa Global Forest Bond. Pesquisador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da EAESP/FGV, integra a equipe técnica do Painel Saneamento Brasil. Colaborou com apoio técnico e de pesquisa para o livro Por uma São Paulo mais sustentável, de Gilberto Natalini e Marcelo Morgado. 

Diana Lemos (Arquiteta e urbanista) | Arquiteta e urbanista (UFF), doutora em Ciências, Engenharia de Transporte (PET/ COPPE/UFRJ). Concluiu o pós-doutorado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), área em que acumula experiência de uma década, e é também especialista em Gestão de Transporte (UFRJ) e em Planejamento do Uso do Solo Urbano (IPPUR/UFRJ). É coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniCBE, atua ainda como docente colaboradora do mestrado do IPPUR/UFRJ.

Henrique Gomes (Redes da Maré) | Morador da Maré, onde atua na Redes da Maré e coordena o eixo de desenvolvimento territorial. Ativista e produtor cultural há 15 anos, além de músico e articulador territorial, conecta instituições, redes de serviço, lideranças, pesquisadores e artistas, contribuindo assim para a construção de trabalhos coletivos.
 
Weber Amaral (Professor USP/ESALQ) | Ph.D. e M.A. pela Harvard University, além de mestre pela ESALQ-USP, é professor da ESALQ-USP. Sócio da VPB (Venture Partners do Brasil – Capacitação) e empreendedor em empresas inovadoras do agronegócio e em Economia Circular, foi fundador e CEO do Polo Nacional de Biocombustíveis (Ministério da Agricultura e ESALQ-USP). Foi cientista sênior no International Plant Genetic Resources Institute - IPGRI (Roma, Itália), tendo dirigido o Projeto Global de Recursos Genéticos Florestais, professor da UNESP, FCA. É membro e consultor em diversos projetos internacionais (EU, Circular Plastics in Americas; International Advisory Group of the Pilot Programme on Tropical Rain Forests - PPG7; UNCTAD, Biotrade, Floram) e para organismos multilaterais (CEPAL, FAO, UNCTAD, FUNBIO, Banco Mundial), além de membro do conselho das empresas Deep, LignoPro e Natural Paper.

Tomas Alvim (BEĨ e Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper) | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade (BEĨ, 2019).