Exposição virtual Bancos Indígenas do Brasil no O Fralin Museum of Art da University of Virginia

Bancos Indígenas do Brasil é uma mostra virtual que expõe 118 bancos contemporâneos da Coleção BEĨ. Nela, são apresentadas obras de artistas provindos de 34 etnias de diferentes regiões do país. A iniciativa é fruto de uma colaboração internacional entre o Museu de Arte Fralin da Universidade da Virgínia, a Coleção BEĨ e artistas indígenas brasileiros.


Artístas:

Uruhu Mehinaku

Kawakanamu Mehinaku

Stive Mehinaku

Mayawari Mehinaku

Suruir Dudu Mehinaku

Ontxa Mehinaku

Tadashi Aweti

Tawaku Kuikuro

Urisapa Kuikuro

Airi Kuikuro

Apayupi Waura

Turuza Waura

Apahu Waura

Pirakuma Yawalapiti

Yuamin Kayabi

Ropkranse Kayabi


A exposição já está no ar!

Acesse aqui!


Sobre o Fralin Museum of Art da University of Virginia

Localizado em Charlottesville, Estados Unidos, o Museu de Arte Fralin da Universidade da Virgínia abriga cerca de 14 mil objetos e, em apoio a sua missão acadêmica, oferece cursos de extensão, oportunidades de pesquisa e bolsas de estudo. Entre os temas abarcados pelo acervo do Fralin constam pintura europeia e americana, fotografia, trabalhos em papel, arte africana, arte asiática, arte pré-colombiana e arte nativa americana. A entrada é gratuita e o museu é aberto ao público.

https://uvafralinartmuseum.virginia.edu/


Sobre a Coleção BEI

A coleção BEI de bancos indigenas abrange mais de 500 peças oriundas de povos de diferentes regiões: Alto e Baixo Xingu, sul da Amazônia/Centro-Oeste, norte do Pará e Guianas e noroeste amazônico. Os bancos aliam funcionalidade e beleza; ao mesmo tempo que são reconhecidos como objetos de arte e design, preservam sua dimensão religiosa e simbólica: esculpidos em madeira, muitas vezes em formatos de animais, decorados com grafismos ou coloridos com pigmentos diversos, eles espelham o universo cultural e a cosmologia das etnias que os criam.

Por sua extensão e importância, a Coleção BEI é hoje uma referência em arte indígena brasileira. Seus bancos vêm sendo expostos em instituições do Brasil e do mundo, contribuindo para abrir novos horizontes de reflexão sobre as complexas inter-relações entre as artes tradicionais e a cultura contemporânea.

http://colecaobei.com.br/