Exposição Itinerante Bancos Indigenas do Brasil: Rituais em Manaus

Convidamos você a visitar Bancos Indígenas do Brasil: Rituais, a mostra que inaugura o novo ciclo de exposições da Coleção BEĨ. Oriundas de 39 etnias, as cem peças exibidas nessa ocasião refletem a diversidade cultural e as tradições dos povos indígenas.

A mostra será realizada em Manaus, no coração da Amazônia, instigando uma reflexão sobre a preservação da cultura dos povos originários, que, por meio de rituais e expressões artísticas, mantêm vivos suas identidades e seus saberes. Essa preservação cultural está diretamente ligada à defesa do meio ambiente. Afinal, as comunidades nativas, em sua relação com a natureza, desempenham um papel fundamental na manutenção da floresta e de seus ecossistemas.

Ao longo da exposição, serão oferecidas 16 oficinas de arte-educação para crianças e adolescentes de escolas públicas da região, uma iniciativa com o objetivo de ampliar o acesso à arte e ao conhecimento.

A mostra é aberta ao público e tem entrada gratuita. Não perca a oportunidade de conhecer mais da cultura indígena e refletir sobre seus conhecimentos ancestrais!

No dia da abertura (27/03), haverá um debate às 18h, que contará com a presença dos indígenas Cacique Wareaiup Yoriwe Kaiabi, Cacique Santo Cruz Mariano Clemente e Santos Inácio Clemente, além dos curadores Tomas Alvim e Rui Machado.



Bancos Indígenas do Brasil: Rituais

Abertura: 27 de março de 2025, às 19 horas

Visitação:
Segunda à sexta-feira: das 9h às 17h30
Aos sábados: das 9h às 13h

Local: ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, 1286)



Banco de Pajé - Gaivota Palikur
Autoria desconhecida
Foto: Rafael Costa ©️ Coleção BEĨ