Arquitetura social e ambientalmente sustentável leva o Prêmio Pritzker de 2021

Arquitetura social e ambientalmente sustentável leva o Prêmio Pritzker de 2021

 Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal foram agraciados com o Prêmio Pritzker de 2021. O casal de arquitetos franceses se notabilizou por projetos de revitalização de espaços, dispensando a prática de demolições.

A partir de uma filosofia que preconiza a preservação de estruturas já existentes e a economia de recursos, Lacaton e Vassal transformaram construções decadentes ou abandonadas, sem negligenciar o bom gosto e a qualidade dos materiais empregados em suas obras.

“Por meio de suas ideias, abordagem e edifícios resultantes de seu trabalho, eles provaram que um compromisso com projetos de restauração que sejam ao mesmo tempo tecnológicos, inovadores e abertos a preocupações ecológicas podem ser levados adiante sem nostalgia”, afirmou o júri responsável pela premiação.

O trabalho dos arquitetos compreende reestruturações que abrangem desde moradias populares até grandes centros de cultura, como o Palais de Tokyo e Escola de Arquitetura de Nantes, e apresentam respostas contundentes a questões relevantes da arquitetura contemporânea, tanto éticas quanto estéticas.

O Prêmio Pritzker é a maior honraria da arquitetura mundial. Desde a primeira cerimônia, em 1979, dois arquitetos brasileiros receberam a distinção: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

 Mais informações: https://www.pritzkerprize.com/ 

Nossos títulos com vencedores do Prêmio Pritzker:

Oscar Niemeyer – an architecture of seduction, André Corrêa do Lago [versão em inglês]

https://bei.com.br/livro/oscar-niemeyer-an-architecture-of-seduction/92

Renzo Piano: a responsabilidade do arquiteto, Renzo Cassigoli

https://bei.com.br/livro/renzo-piano-a-responsabilidade-do-arquiteto/108

Tadao Ando Arquiteto, Tadao Ando

https://bei.com.br/livro/tadao-ando-arquiteto/97


Crédito da imagem: Anne Lacaton and Jean-Philippe Vassal, photo courtesy of Laurent Chalet