Apoie os povos indígenas do Xingu

A covid-19 chegou ao Território Indígena do Xingu e está se espalhando rapidamente pelas aldeias. Os povos indígenas são especialmente vulneráveis, porque têm quadros de imunidade mais baixa, modos de vida tradicionais mais coletivos, que dificultam o isolamento de eventuais infectados, e pouco acesso a serviços de saúde e hospitais. A doença apresenta especial risco aos anciãos, que são os guardiões dos saberes e tradições de seus povos. Culturas inteiras estão em risco. Além disso, a quarentena dos povos do Xingu, com o fechamento de suas fronteiras, está provocando o desabastecimento de alimentos, remédios e outros itens necessários para a sobrevivência de diversas comunidades.

Para apoiar esses povos, o Instituto BEĨ, em parceria com a Fundação Tide Setubal, reuniu os fotógrafos Delfim Martins, Luciola Zvarick, Milton Guran, Rafael Costa, Renato Soares, Ricardo Teles, Rogério Reis e Sérgio Ranalli, que disponibilizaram fotografias suas realizadas no Território Indígena do Xingu como forma de recompensa para doações. A BEĨ Editora também disponibilizou alguns livros de seu portfólio.

Com o valor arrecadado, será feita a distribuição de medicamentos e produtos de higiene e proteção aos povos desse território xinguano, visando evitar a disseminação de doenças e diminuir as necessidades de idas à cidade. Também serão distribuídos alimentos não perecíveis e redes de pesca às aldeias que estão passando por um período de escassez. Todas as medidas de higiene e prevenção serão tomadas durante a distribuição.

O Território Indígena do Xingu foi a primeira terra indígena homologada pelo governo federal, em 1961. Ele está localizado na região nordeste do estado do Mato Grosso, na porção sul da Amazônia brasileira e abriga mais de 6 mil habitantes de 16 etnias.

O valor arrecadado será destinado à ATIX - Associação Terra Indígena Xingu, que dará apoio às 114 aldeias do território.


PATICIPE. APOIE OS POVOS INDÍGENAS DO XINGU.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CAMPANHA!

Link da Campanha: https://www.catarse.me/apoio_ao_xingu