Política comercial no Brasil: causas e consequências do nosso isolamento
Emanuel Ornelas, João Paulo Pessoa e Lucas Ferraz
R$ 59,00
O que faz com que produtos importados sejam tão caros no Brasil em relação ao resto do mundo? Quais as consequências disso para a sociedade brasileira? E o que pode ser feito para melhorar a situação?
Essas são algumas das questões respondidas por Política comercial do Brasil: causas e consequências do nosso isolamento, escrito pelos economistas e pesquisadores Emanuel Ornelas, João Paulo Pessoa e Lucas Ferraz. Conciliando uma abordagem rigorosa do ponto de vista acadêmico a uma linguagem acessível, livre jargões e de fórmulas matemáticas, o livro oferece a não economistas uma perspectiva ampla dos vários aspectos da política comercial do país, apoiada em explicações técnicas e em um profundo conhecimento das pesquisas internacionais sobre o tema. Ao mesmo tempo, os autores estabelecem com economistas, acadêmicos, gestores e analistas um debate profícuo, orientado por argumentos sólidos e por informações e dados completos e atualizados.
Ao investigar as escolhas econômicas que pautaram e pautam a atuação do país no comércio internacional, bem como suas consequências – positivas e negativas – de longo prazo, o livro não apenas expõe claramente os pontos de vista dos autores, mas também apresenta sugestões de caminhos, contribuindo para a qualificação do debate público no país e firmando-se desde já como uma obra de referência imprescindível na literatura econômica brasileira.
SOBRE OS AUTORES
EMANUEL ORNELAS, PhD em economia pela Universidade de Wisconsin-Madison, é professor-titular da FGV-EESP. Entre 2007 e 2016, foi professor-associado da London School of Economics. Editor-associado do Journal of International Economics, é research fellow do CEPR e do CESifo, e research affiliate do Centre for Economic Performance da LSE e do International Growth Centre. Sua pesquisa concentra-se em comércio internacional e economia política.
JOÃO PAULO PESSOA tem mestrado em economia pela PUC-Rio e Ph.D em economia pela London School of Economics. Trabalhou como analista do Banco BBM e hoje é professor-assistente na FGV-EESP. É também international associate do Centre for Economic Performance da LSE. Sua pesquisa concentra-se em comércio internacional e mercado de trabalho.
LUCAS FERRAZ tem mestrado em engenharia química pela USP e doutorado em economia pela FGV-EPGE. É professor da FGV-EESP, coordenador do Núcleo de Modelagem do Centro do Comércio Global e Investimento (CCGI/FGV-EESP) e cocoordenador da cátedra do Brasil na Organização Mundial do Comércio. Foi consultor em comércio internacional para o Banco Mundial e a Unctad. Sua pesquisa concentra-se em comércio internacional, com ênfase na aplicação de modelos de equilíbrio geral computável de larga escala. Desde 2019, é secretário de comércio exterior do Ministério da Economia.