Os desenhos / The drawings – Waltercio Caldas
Lorenzo Mammi e Waltercio Caldas
R$ 100,00
Os desenhos de Waltercio Caldas estão reunidos pela primeira vez em livro. Com texto de Lorenzo Mammì, a publicação bilíngue traz uma seleção de aproximadamente 160 trabalhos, compondo um recorte significativo da produção do artista. Fazem parte do projeto editorial desde seus primeiros desenhos, concebidos nos anos 1960, até produções realizadas na última década. Segundo Mammì, o desenho para Waltercio não é apenas notação ou esboço preparatório ou simplesmente um gênero artístico entre outros: mesmo imaterial, é nele “que tudo toma corpo”. Como declara o artista, em entrevista para o jornal O Globo: “Não trato o papel como um suporte ou o desenho como uma expressão inicial de um trabalho. Desenho vem de desígnio, e é assim que eu queria que as obras fossem; não como uma representação de algo, mas como uma coisa que possa vir a aparecer.”
SOBRE WALTERCIO CALDAS
Waltercio Caldas Júnior é escultor, desenhista, artista gráfico e cenógrafo. Em 1964, estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro ao lado de Ivan Serpa, época em que concebeu seus primeiros desenhos. Em 1993, recebeu o prêmio Mário Pedrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte, por mostra individual realizada no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Integrou as Bienais de São Paulo em 1983, 1987 e 1996 e representou o Brasil nas Bienais de Veneza de 1997 e 2007. Atualmente, seus trabalhos estão nos acervos dos principais museus do Brasil e do mundo.
SOBRE LORENZO MAMMÌ
Lorenzo Mammì (Roma, 1957) graduou-se pela Universidade de Florença em 1984 e é livre docente em filosofia pela Universidade de São Paulo, com especialização em música, arte contemporânea e filosofia patrística. É considerado hoje um dos críticos de arte mais influentes do Brasil.