O dinheiro e as palavras
André Schiffrin
R$ 39,00
A crise dos meios tradicionais de comunicação – livros, revistas, jornais e até mesmo sites – vem sendo alardeada em debates por todo o mundo. Mas, até agora, nenhuma solução foi aventada. Diante de um momento de profunda transformação tanto na forma de produzir informação quanto na de capitalizá-la, como deve ser a atuação de publishers, escritores, jornalistas e demais produtores e criadores de informação? O efeito das corporações sobre o mercado editorial, o papel desempenhado pela fusão de empresas de mídia sobre o jornalismo sério – situação que vale tanto para jornais e revistas quanto para a televisão e a internet – e a dificuldade de sobrevivência das livrarias independentes são alguns dos assuntos em debate no livro de André Schiffrin, que mistura sua experiência pessoal com uma ampla pesquisa que envolve estudos e experiências realizadas em diversos países. Em O dinheiro e as palavras, André Schifrin não propõe apenas uma, mas diversas soluções possíveis para salvar as empresas de jornalismo e as editoras do conformismo e ampliar seu papel atual.
SOBRE ANDRÉ SCHIFFRIN
André Schiffrin nasceu em Paris, mas mudou-se ainda criança para os Estados Unidos. Foi, durante trinta anos, editor-chefe da Pantheon Books, em Nova York, da qual se desligou para fundar, em 1990, uma editora sem fins lucrativos, a New Press. É autor de O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê (2000), publicado no Brasil pela Casa da Palavra; do autobiográfico A Political Education: Coming of Age in Paris and New York (2007) e de Dr. Seuss & Co. Go to War: the World War II Editorial Cartoons of America’s Leading Comic Artists (2009).