Kinoshita e o jazz de Murakami
João Gabriel de Lima e Tsuyoshi Murakami
R$ 120,00
Um dos restaurantes japoneses mais famosos de São Paulo, o Kinoshita tem à frente o chef Tsuyoshi Murakami, genro e discípulo do fundador Toshio Kinoshita. A história da casa reflete a forma pela qual a cozinha nipônica deixou os limites da colônia para se transformar em uma das mais apreciadas, disseminadas e influentes da cidade. Em Kinoshita e o jazz de Murakami, o jornalista e escritor João Gabriel de Lima descreve sua viagem com o sushiman ao Japão; ali, entre um passeio e outro, vem à tona o percurso do chef e do restaurante, juntamente com importantes reflexões sobre a cozinha e a cultura japonesa. A obra apresenta também receitas de pratos que figuram no impecável cardápio do Kinoshita, acompanhadas de comentários do próprio Tsuyoshi Murakami. Além de belíssimas fotografias, o livro traz um DVD com cenas da viagem, primorosamente filmada pelo cineasta Marco Aslan.
SOBRE JOÃO GABRIEL DE LIMA
João Gabriel de Lima nasceu em São Paulo, em 1965. Trabalhou em alguns dos mais importantes jornais e revistas do país, como as revistas Veja e Época. É autor dos romances O Burlador de Sevilha (Companhia das Letras, 2000) e Carnaval (Objetiva, 2006). É também professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural da FAAP de São Paulo.
SOBRE TSUYOSHI MURAKAMI
Tsuyoshi Murakami nasceu em Hokkaido, no Japão. Mudou-se para o Brasil com a família ainda criança, no fim da década de 70, retornando mais tarde ao país de origem para estudar culinária japonesa. Trabalhou nos restaurantes Ozushi, em Tóquio, no Shabu Shabu, em Nova York, e no Kiyokata, em Barcelona. De volta a São Paulo, foi convidado a trabalhar no Kinoshita, onde é chef até hoje.