Brasil de dentro

Elaine Eiger
R$ 120,00
1
Coleção de fotografias do casario de sete estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará –, Brasil de Dentro registra o produto final da transformação por que essas moradias passaram ao longo das últimas quatro décadas. Trinta e quatro anos depois da publicação de Pinturas e Platibandas (1987), de Anna Mariani, registro seminal do patrimônio arquitetônico popular brasileiro, o livro Brasil de dentro compõe um inventário atualizado do casario popular do sertão nordestino, unindo as imagens de Eiger a textos de especialistas em design.

Após décadas de pesquisa, catalogação e discussões acadêmicas, o estilo híbrido dessas moradias foi identificado pela designer e professora Lia Monica Rossi como art déco sertanejo. Seu parceiro nessa empreitada, José Marconi Bezerra de Souza, assina um dos textos que constituem o aparato teórico de Brasil de Dentro. A publicação conta também com um ensaio da curadora Adélia Borges, que enfatiza a relevância do patrimônio popular aos olhos das grandes instituições de arte, além de ressaltar os diálogos que esse casario estabelece entre forma e função, precariedade e beleza.
"Em que sentido essas fachadas respondem às atuais concepções do morar? Como ocorre nelas essa mistura entre a tradição e a modernidade?”. Essas perguntas, levantadas por Eiger no texto de abertura a Brasil de dentro, são respondidas pelas fotos – para as quais o projeto gráfico do livro, ao mesmo tempo em que faz referência a Pinturas e Platibandas, dá protagonismo. Em um lugar inóspito e de cotidiano muitas vezes difícil, o gosto popular expresso na explosão de cores e o gosto pelos geometrismos que presenciamos em Brasil de Dentro revela uma vitalidade e uma busca de beleza e alegria pouco conhecidas mas fundamentais para nossa identidade.

SOBRE ELAINE EIGER
Elaine Eiger nasceu em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. Formada em direito pela PUC-SP, é pós-graduada em fotografia pelo Senac. Fotógrafa há mais de 25 anos, realizou exposições em espaços como Casa das Rosas, Sesc Pompeia, Galeria Ímã e Centro de Cultura Judaica. Foi vencedora do concurso A Fotografia como Arte, do programa Starte da GloboNews, e recebeu o prêmio de melhor documentário no 9º Festival de Cinema Judaico de São Paulo com o filme A Estrela Oculta do Sertão. Viajou por diferentes países registrando imagens de cidades globais. Em seu trabalho, geometria, forma e arquitetura aparecem como uma forte metáfora de sentimentos e relações humanas. Atualmente, percorre o interior do Brasil em busca desses mesmos elementos na arquitetura popular.

Ficha Técnica

Autor

Elaine Eiger

Idioma

Português | Inglês

Número de Páginas

192

Ano de Publicação

2021

Formato

28 x 18,5 cm

ISBN

978-65-86205-00-8

Tiragem

1.000 exemplares

Peso

0.700

Imagens

Elaine Eiger

Acabamento

Capa dura

Projeto Gráfico

Raul Loureiro

Textos

Adélia Borges, Elaine Eiger e José Marconi Bezerra de Souza

Quem comprou este item também comprou

Não perca nenhum lançamento

Inscreva-se na nossa newsletter e saiba das últimas novidades e promoções especiais.