Guia prático de urbanismo social
Tomas Alvim, Marisa Moreira Salles, Ricardo Balestreri, Eliana Sousa Silva, Kátia Mello e Álvaro Jucá)
R$ 75,00
A obra alia referências históricas e princípios fundantes do Urbanismo Social a estratégias e metodologias aplicadas na execução de iniciativas que tiveram a ferramenta como ponto de apoio para a sua viabilização. Nas páginas do livro disponibilizam-se materiais com orientações e reflexões sobre como diagnosticar demandas particulares de territórios vulnerabilizados e também planejar, executar, monitorar e avaliar impactos de transformações feitas a partir do Urbanismo Social.
O Guia prático é resultado da cooperação entre o Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper e a Diagonal, consultoria pioneira em gestão social, cuja experiência ultrapassa três décadas de atuação junto ao poder público, organizações civis e o setor privado.
O trabalho esteve a cargo do Núcleo de Urbanismo Social e Segurança Pública do Centro, responsável pelo curso de pós-graduação em Urbanismo Social – Gestão Urbana, Políticas Públicas e Sociedade do Insper, lançado em 2021 pelo Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper em parceria com o Itaú Cultural. Os alunos da pós em Urbanismo Social, aliás, serviram de inspiração para a obra, em face de sua procura por materiais que apresentassem o uso prático desse método.
Em boa medida, o livro vem complementar a vasta oferta de temas e tópicos abordados no Guia de Urbanismo Social (2023), organizado por aquele mesmo núcleo do Laboratório Arq.Futuro e pela Diagonal, editado também pela BEĨ: a importância da participação ativa das comunidades envolvidas em iniciativas dessa natureza, a ênfase em uma visão integrada das políticas públicas, a análise de projetos de urbanização em favelas e a interrelação entre segurança pública e Urbanismo Social.
Escrito em uma linguagem clara e didática, o Guia prático “destina-se a todas as pessoas que tenham interesse em pensar e agir na cidade, com foco no engajamento em processos de mudança socioterritorial […]. Espera-se que seu conteúdo e forma possam contribuir com os saberes dos gestores e técnicos do poder público, da sociedade civil, da iniciativa privada, da academia e das lideranças comunitárias. Historicamente, tais lideranças são inventivas e resilientes nos seus territórios, materializando projetos de transformação em sua comunidade”.
Com quadros, boxes e QR Codes que facilitam o aprofundamento do conhecimento, a traz ainda um diagrama com detalhes para a implementação de um projeto ou programa de Urbanismo Social.
Os direitos autorais do livro serão destinados ao programa de bolsas da pós-graduação em Urbanismo Social – Gestão Urbana, Políticas Públicas e Sociedade do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper.