Bem Vindo(a)!

Cadernos de viagem

Pablo de la Riestra

A coleção Artistas viajantes propõe um giro por caminhos brasileiros através do olhar de artistas viajantes, reunindo roteiros criados a partir de uma unidade paisagística, de um sentido histórico ou de uma identidade cultural, nos quais se busca um aprofundamento, uma atenção detida a aspectos muitas vezes não evidentes ou não facilmente decifráveis.

Trata-se de um convite para descobrir o país pelo filtro – por que não dizer, pela alma – dos autores. A coleção resgata a tradição dos antigos artistas viajantes, fomentando e veiculando a produção de cadernos por seus pares contemporâneos. Sugere atentas e profundas leituras do patrimônio brasileiro – cultural e natural – e, sobretudo, procura estimular as disposições do espírito daqueles que se propõem a viajar.

Funcionando como um guia visual, cada volume instigará o leitor-turista, por meio de caminhos originais, a desvendar o objeto, o assunto, a atração que inspirou o artista com tratamento visual de caderno de viagem e roteiro, de guia.
O artista Pablo de la Riestra é quem abre a coleção, trazendo com seu belo traço uma seleção do que há de mais significativo e belo no patrimônio histórico-cultural brasileiro.
Sobre o artista

Argentino radicado na Alemanha, Pablo de la Riestra é historiador, desenhista e fotógrafo de arquitetura, além de professor de artes visuais e doutor em história da arquitetura (1990). É docente na Universidade de Heidelberg, professor convidado da Universidade Nacional de Rosário (Argentina) e da Universidade de São Paulo.
É autor de uma série de livros, pôsteres e mapas de sua especialidade – a história da arquitetura alemã, em particular o estilo gótico, frequentemente voltando seu trabalho para o patrimônio histórico-cultural da América do Sul.

*Projeto aprovado pela lei Rouanet de incentivo fiscal