Bem Vindo(a)!

Cristiano Mascaro: desfeito e refeito

Cristiano Mascaro

Disponível: Sem estoque

Descrição Rápida

Primeiro volume da coleção Educação do olhar: fotografia, aborda a obra...

** ESGOTADO **

Cristiano Mascaro: desfeito e refeito

Duplo clique para aumentar imagem

Reduzir
Aumentar

Mais Imagens

Detalhes

Primeiro volume da coleção Educação do olhar: fotografia, aborda a obra de Cristiano Mascaro sob seu próprio olhar e traz uma reflexão do fotógrafo sobre seu ofício. O título do livro, retirado de um ensaio do crítico literário Antonio Candido, representa, para Mascaro, a essência da fotografia: “desfazer o confuso emaranhado da realidade e – ao conceder perenidade ao instante impreciso e fugidio – refazê-la melhor”.

A partir de entrevistas concedidas por Mascaro, o livro acompanha sua formação, carreira e processo de criação, apresentando ainda a influência exercida pelo trabalho de nomes consagrados como o francês Cartier-Bresson, o húngaro André Kertész, o americano Ansel Adams e o chileno Sergio Larraín. Sobretudo, Mascaro discute as transformações impostas à fotografia contemporânea pelo rápido avanço das novas tecnologias.

Mascaro desde pequeno aprendeu a observar a cidade – e é dela que extrai tanto as imagens registradas no começo da carreira, ainda como jornalista fotográfico da revista Veja, como as de arquitetura, influenciadas pela formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Reside nas cidades, portanto, a maior inspiração do fotógrafo, atento à imprevisibilidade e ao acaso que as ruas proporcionam e que podem passar despercebidos aos olhos não treinados. “A fotografia é o terreno do que vai acontecer. Você está sempre um segundo à frente, imaginando toda uma combinação de primeiro plano e fundo, de forma e composição, e torce para que tudo vá na direção esperada”, relata.

Informação Adicional

Autor Cristiano Mascaro
Número de Páginas 128p
Formato 29 x 17 cm
Idioma Português
Ano de Publicação 2008
ISBN 978-85-86518-93-5

Compartilhe este produto