BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

Niemeyer, uma arquitetura da sedução

06/12/2012

Na noite de ontem, 5 de dezembro de 2012, o Brasil perdeu o mais aclamado arquiteto da história do país. Nome de influência internacional, Oscar Niemeyer, aos 104 anos, deixa para o mundo um legado que revela as diversas facetas de seu trabalho: cerca de 140 obras construídas e onze livros publicados, além de esculturas e objetos de design.

Mestre da arquitetura moderna brasileira, Niemeyer ficou conhecido pelo uso recorrente de linhas curvas em sua produção arquitetônica, pela preocupação com a beleza e as formas de suas construções e pela forte ligação com a natureza – influência do convívio constante do arquiteto com a floresta, as montanhas e o mar do Rio de Janeiro. Responsável pelos projetos dos edifícios de Brasília, é, ao lado de Lúcio Costa, o nome mais lembrado quando se pensa na concepção da capital nacional.

Visionário, Niemeyer orgulhava-se de ter rompido com o rigor do funcionalismo, preferindo criar “formas que lembram às vezes coisas da natureza ou a mulher desejada, barroca, cheia de curvas, como as mulatas do caro Di Cavalcanti”. O arquiteto também foi conhecido pelo engajamento político – ainda jovem, abraçou ideais de esquerda, aos quais permaneceu fiel por toda a vida.

A BEI Editora lamenta a perda do ser humano e profissional notável que foi Oscar Niemeyer e presta sua homenagem àquele que, muitas vezes, foi chamado de poeta. Não sem razão: certa vez, o arquiteto Mies van der Rohe disse que “a arquitetura é uma linguagem que tem uma disciplina semelhante à da gramática. A linguagem arquitetônica pode ser usada no dia a dia, como a prosa. Quem tem muito talento consegue usá-la como poeta”. Esse era, definitivamente, o caso de Niemeyer.

Para os apaixonados pela obra do arquiteto, a BEI publicou, em 2007, o livro Oscar Niemeyer: uma arquitetura da sedução, com texto de André Corrêa do Lago e apoiado em escritos de Niemeyer, na opinião de críticos e em esclarecimentos prestados pelo próprio arquiteto. Mais informações no site: http://bei.com.br/bei/livros/arquitetura-e-design/oscar-niemeyer-uma-arquitetura-da-seducao/