BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

Combinações Imperdíveis: “Jun Sakamoto” e “Kinoshita e o Jazz de Murakami”

15/04/2014

jun kinoshita

Durante as próximas semanas, apresentaremos melhor cada dupla de livros selecionada para a promoção Combinações Imperdíveis (confira a lista aqui).

Hoje, falamos sobre “Jun Sakamoto” e “Kinoshita e o Jazz de Murakami”, que apresentam a fundo a cozinha e o pensamento de dois dos maiores expoentes da gastronomia japonesa no Brasil.

“Jun Sakamoto” conta a história de vida do sushiman mais conhecido de São Paulo, retratado com bom humor no texto do jornalista Thomaz Souto Corrêa, ao lado de fatos interessantes sobre a cultura e a culinária do Japão. Para os amantes da cozinha, o livro traz algumas das receitas mais conceituadas de Jun Sakamoto, acompanhadas de fotos e detalhadas explicações passo a passo. A edição de luxo conta com fotografias de Cristiano Mascaro de cidades japonesas que Jun visitou durante a feitura da obra, e retratos de Andreas Heiniger dos pratos preparados pelo sushiman. No final deste post você confere uma das receitas do livro.

Confira uma receita de “Jun Sakamoto”:

Sea Scallop Stick Roll

Sea scallop stick roll

Esta receita se faz com harumaki, uma espécie de panqueca leve inventada na China; os cozinheiros chineses são mestres no preparo correto da massa. Aqui não forneço a receita do harumaki justamente porque o preparo exige um equipamento específico e grande habilidade. Sugiro comprá-lo já pronto em uma loja de produtos orientais, onde você também encontra o molho de ostra. A qualidade dos produtos é boa, e você economiza tempo. Nesta receita, a quantidade de óleo foi calculada para a feitura de quatro rolinhos, fritos simultaneamente; se decidir preparar um número maior, acrescente mais óleo e use uma panela adequada ao novo volume.

Rendimento: 4 porções

Molho de ostra e vinho do Porto

1 receita de molho de vinho do Porto
1/2 kg de molho de ostra

Rolinhos
100 g de vieiras
100 g de camarão-rosa
1 pimenta-dedo-de-moça
uma pitada de sal
4 folhas de harumaki (à venda em lojas de produtos orientais)
4 litros de óleo de canola

Preparo do molho
Misture o molho de vinho do Porto ao molho de ostra.

Preparo do rolinho
Pique separadamente as vieiras, os camarões e a pimenta. Misture com as mãos. Adicione o sal. Embale o recheio nas folhas de harumaki, enrolando-as. Frite até dourar em uma temperatura média de 180 ºC.

Montagem
Apare as pontas dos rolinhos. Corte-os em três partes iguais. Empilhe-as, regando-as em seguida com o molho.

Em Kinoshita e o jazz de Murakami”, João Gabriel de Lima descreve sua viagem com o sushiman Tsuyoshi Murakami, chef de um dos restaurantes japoneses mais famosos de São Paulo, o Kinoshita.  Genro e discípulo do fundador, Toshio Kinoshita, o excêntrico Murakami é retratado no livro, que conta a  história da casa e reflete a forma pela qual a cozinha nipônica deixou os limites da colônia para se transformar em uma das mais apreciadas, disseminadas e influentes da cidade.

A obra apresenta também receitas de pratos que figuram no impecável cardápio do Kinoshita, acompanhadas de comentários do próprio Tsuyoshi Murakami. Além de belíssimas fotografias, o livro traz um DVD com cenas da viagem, primorosamente filmada pelo cineasta Marco Aslan.

Confira abaixo o teaser de “Kinoshita e o Jazz de Murakami”: