BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

Dona Brazi no blog do Dória

29/10/2013

Carlos Alberto Dória, sociólogo pela USP especializado em sociologia da alimentação e presidente do Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo, escreveu em seu blog e-Boca Livre sobre o livro “Dona Brazi: Cozinha tradicional amazônica”:

“Com textos de Maria da Paz Trefaut, Ludivine Eloy Costa Pereira e prefácio de Alex Atala, [“Dona Brazi: Cozinha tradicional amazônica”] é livro destinado a ancorar uma idéia de culinária brasileira na terra do meio entre as culturas indígenas e a cultura branca.
No prefácio, Alex Atala fala do seu fascínio pelas formigas e, ao mesmo tempo, da internacionalização desse tema: “Apresentei a ele (o chef frances Pascal Barbot) um dos ingredientes que dona Brazi me mostrou, e que havia tomado meu coração da mesma forma como contagiou Pascal: eram as formigas saúvas. (…) Havia ali um ingrediente com força suficiente para inebriar não somente dois chefs curiosos, mas uma legião de pessoas pelo mundo”. É o que tem acontecido. E, nesse livro, além da formiga – que tem grande destaque – emerge Dona Brazi”.

Confira aqui o texto completo.