BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

Cinco dicas do “Guia Brasil +” de programas culturais para o fim de semana

26/04/2013

São Paulo, maior metrópole da América Latina, é, por excelência, o grande polo cultural do Brasil. Mas, embora cheia de opções de lazer dos mais variados tipos e para os mais diversos públicos, não é raro encontrar quem queira fugir da cidade quando chega o fim de semana. Para quem precisa ficar por aqui ou se dispõe a explorar as atrações que a capital do Estado oferece, selecionamos cinco programas que podem tornar o sábado e o domingo muito mais divertidos e interessantes e, de quebra, ampliar a nossa bagagem cultural. Aproveite!

• Museu de Arte Moderna

Fundado em 1948 pelo industrial Ciccilo Matarazzo, possui acervo de 4.500 obras de artistas como Alfredo Volpi, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Mira Schendel, entre outros. Na área externa, o Jardim das Esculturas compõe-se de trinta peças. No térreo há um requisitado restaurante, café e loja de design.

Pq. do Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 5085-1300. Ter. a dom., 10h/17h30

 

• Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em 2001, o edifício de vidros malva e linhas curvas projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake causou polêmica quando foi inaugurado, mas acabou incorporado à paisagem paulistana. O interior arrojado tem sete amplas salas de exposição, quatro ateliês, auditório para palestras, livraria e loja de objetos de decoração.

Av. Brig. Faria Lima, 201 (entrada pela r. Coropés, 88), Pinheiros, tel. (11) 2245-1900.Ter. a dom., 11h/20h

 

• Gabinete de Arte Raquel Arnaud

Artistas: Sérgio Camargo, Tuneu, Iole de Freitas, Arthur Luiz Piza, Marco Giannotti e outros.

R. Artur de Azevedo, 401, Pinheiros, tel. (11) 3083-6322

 

• Casa das Rosas

Projetada por Ramos de Azevedo nos anos 1930 e tombada como patrimônio histórico, fica no centro de um roseiral inspirado no Palácio de Versalhes. O jardim tem saída para a avenida Paulista e para a alameda Santos. Na casa funciona o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, com exposições, cursos, recitais e peças de teatro. A biblioteca, especializada em poesia, conta com um acervo de cerca de 30 mil volumes, doados pela família do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos.

Av. Paulista, 37, Bela Vista, tels. (11) 3285-6986, 3288-9447. Ter. a sáb., 10h/22h;dom., 10h/18h

 

• Museu da Língua Portuguesa

Inaugurado em 2006, o único museu dedicado à preservação, ao estudo e à divulgação da língua portuguesa fica na Estação da Luz. Tem muitos espaços interativos e dinâmicos, como a Praça da Palavra, que apresenta uma composição de luz e som sobre trechos de poesia e prosa. Um dos andares é destinado a exposições temporárias, trocadas a cada quatro meses. O melhor dia para visitação é domingo, pois durante a semana o museu é tomado por grupos escolares e, aos sábados, a entrada gratuita atrai bastante gente.

Pça. da Luz, s/n, Luz, tel. (11) 3326-0775. Ter. a dom., 10h/18h

 

Você encontra muito mais dicas no Guia Brasil, que pode ser consultado em versão impressa ou aplicativo.