BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

CCBB abriga exposição “Elles: mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou”; BEI lança o catálogo da mostra

28/06/2013

A exposição que revolucionou a maneira como a Europa encara as artes moderna e contemporânea, até então vistas sob uma perspectiva predominantemente masculina, acaba de chegar ao Brasil.

“Elles: mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou”, que reúne, na versão brasileira, 120 obras produzidas do início do século até os dias de hoje, foi organizada pela primeira vez em Paris, em 2009. Pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, desenhos e instalações de 65 artistas mulheres que compõem o acervo do Centro George Pompidou ficarão expostos no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro até 14 de julho.

Frida Kahlo, Louise Bourgeois, Sonia Delaunay, Dorothea Tanning, Nan Goldin, Maria Helena Vieira da Silva e Marina Abramovic, assim como as brasileiras Lygia Clark, Lygia Pape, Anna Maria Maiolino e Rosângela Rennó, entre outras, são alguns dos nomes que se destacam no acervo.

O catálogo da mostra, lançado pela BEI, está à venda na Livraria Travessa do CCBB. Mais do que uma simples compilação dos trabalhos expostas, o livro é uma obra em si mesmo: em edição bilíngue, traz fotos dos trabalhos expostos, textos dos curadores da exposição francesa, citações das artistas e uma cronologia que relembra os grandes marcos da luta pelos direitos femininos no mundo, consistindo em um roteiro esclarecedor para quem deseja acompanhar a história dos movimentos artísticos nos séculos 20 e 21 e compreender o papel que as artistas mulheres desempenharam nesse percurso. Não perca!

SOBRE A EXPOSIÇÃO:

Data: De 24 de maio a 14 de julho de 2013

Horário: De terça a domingo, das 9h às 21h

Local: CCBB – RJ – 1º e 2º andares – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Bilheteria: Aberta de terça a domingo, das 9h-21h. Tel.: (21) 3808-2020

Entrada franca.