BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

BEI convida para o lançamento de Manual de intervenção urbana, do artista visual Eduardo Srur

11/12/2012

Amanhã, 12 de dezembro, será lançado no Museu da Imagem e do Som (MIS) Manual de intervenção urbana, livro que reúne os trabalhos, realizados ao longo de dezesseis anos de carreira, de um dos artistas visuais mais bacanas do Brasil: Eduardo Srur.

Famoso por suas intervenções urbanas, principalmente na cidade de São Paulo, Srur foi responsável pela instalação de 20 garrafas pets gigantes nas margens do rio Tietê; pela ação que vestiu dezesseis monumentos paulistanos com coletes salva-vidas, para “reativar visualmente elementos da história, da arquitetura e do convívio social da cidade”, e pelo trabalho “A arte salva”, de 2011, em que 360 boias foram jogadas no espelho d’água do Congresso Nacional, em Brasília, entre outras obras que entraram para o imaginário popular brasileiro. Entre setembro e outubro de 2012, Srur discutiu a mobilidade urbana na metrópole por meio da instalação, a 30 metros de altura, de uma carruagem e quatro cavalos esculpidos em escala real na ponte estaiada da Marginal Pinheiros. Vale lembrar também do polêmico e divertido “Touro Bandido”, ação em que Srur colocou esculturas de touro em posição de acasalamento com as vacas da “Cow Parade”, em São Paulo, questionando o conceito artístico da exposição de arte pública mais conhecida do mundo.

O título Manual de intervenção urbana indica quais foram as intenções de Srur ao decidir lançar um livro: para além da documentação de suas obras e dos depoimentos do próprio artista sobre os conceitos que as norteiam e o impacto que provocaram, a publicação deve funcionar como guia para aqueles que se dispuserem a interferir artisticamente na vida cotidiana de sua cidade.

A BEI Editora convida todos os que acreditam no potencial transformador da arte a vir ao lançamento, que exibirá as obras compiladas no livro em projeções de vídeo. O MIS fica na Avenida Europa, 158, nos Jardins, e o evento começa às 20h. Não perca!