BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

Autoras comentam a importância do livro no auxílio à preservação do Atol das Rocas

20/07/2012

O lançamento do livro Atol das Rocas 3º51’S 33º48’W em São Paulo, que ocorreu ontem, 18 de julho, reuniu na Livraria Cultura da Avenida Paulista muita gente interessada em conhecer a história desse paraíso natural brasileiro.

Durante três horas, a bióloga Alice Grossmann e as fotógrafas Marta Granville e Zaira Matheus distribuíram autógrafos e conversaram com amigos, pesquisadores e apaixonados pela incrível diversidade do atol. As autoras são unânimes ao ressaltar a importância que a divulgação da história e da geografia do local têm no auxílio à preservação desse ecossistema. “O projeto é mais do que um livro de fotos; é um livro informativo, feito para promover conhecimento sobre o atol, porque ninguém é capaz de preservar o que não conhece. Para sensibilizar as pessoas e convencê-las da importância da preservação, você deve levar conhecimento até elas, e o objetivo do livro é esse”, diz Marta.

Para Alice, responsável pela organização da obra, Atol das Rocas 3º51’S 33º48’W é uma realização pessoal: “Para mim, que sou apaixonada pelo atol e sei da importância ecológica que ele tem, é um privilégio ter feito parte desse projeto. Pela primeira vez a história de Rocas, antes obscura para muita gente, é registrada de maneira precisa, apresentando tudo o que se relaciona a esse lugar maravilhoso.”

Zaira também faz questão de destacar a contribuição do livro no acesso à informação sobre Rocas: “O livro deve trazer mais visibilidade para a reserva biológica do atol, e acredito que a divulgação seja importante, afinal, a maior parte das pessoas não têm acesso a esse local. Fazer a obra em parceria com a editora BEĨ, que valoriza tanto a arte e a cultura, me dá a certeza de que iremos levar a um público muito maior esse lugar incrível que é o Atol das Rocas”.