BEĨ Editora

Bem Vindo(a)!

Blog

INSCRIÇÕES ABERTAS | Curso APRENDENDO A VIVER NA CIDADE no Centro de Pesquisa e formação Sesc São Paulo

07/08/2019

O Arq.Futuro e o Centro de Pesquisa e Formação – Sesc São Paulo promovem o curso APRENDENDO A VIVER NA CIDADE.

O curso busca estimular a reflexão sobre uma realidade incontornável dos nossos dias: a crescente urbanização do Brasil e do mundo. Hoje, mais da metade da população mundial vive em cidades e projeta-se que, em 2050, essa proporção chegue a dois terços.
No Brasil, os números são ainda mais relevantes: a população urbana representa atualmente 85% da população total do país. Diante desse quadro, o curso tem por objetivo potencializar o conhecimento sobre cidades, possibilitando ao participante aprender conceitos fundamentais sobre o território, economia da cidade, moradia e mobilidade urbana.

PROGRAMA

14/8 – O que é Cidade? / Do que é feita uma cidade?
Com Beatriz Vanzolini, Vinicius Andrade e Tomas Alvim.
Serão apresentados os conceitos básicos sobre cidades, desde seus aspectos relacionados à sociedade e cultura até seus elementos físicos (infraestrutura, espaços públicos, centralidades e edificações), discutindo tanto a singularidade de cada uma quanto as características que todas têm em comum. No fim da aula é introduzido um conceito fundamental para a análise das cidades brasileiras: a cidade formal e a informal.
21/8 – Como foi a evolução das cidades? / Como foi a ocupação do nosso continente?
Com Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini.
Esta aula retoma o percurso histórico das cidades, com o objetivo de expor aos participantes a origem dos ambientes urbanos contemporâneos, revelando pontos de continuidade e de ruptura, ou seja, os elementos tradicionais ainda encontrados nas cidades e os que foram introduzidos modernamente. Em um segundo momento, serão abordados, brevemente, as civilizações que se desenvolveram na América pré-colombiana por meio de uma visão inovadora, até chegar à formação de cidades latino-americanas.
28/8 – Como se faz a cidade? / Economia da cidade.
Com Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini.
Serão apresentados temas relacionados à gestão e governança da cidade, desde aspectos do planejamento urbano e o conjunto das leis urbanísticas, até a atuação dos principais players do meio urbano (o setor público, o setor privado e a sociedade civil). Em um segundo momento, serão apresentados temas relacionados à economia urbana, passando pelo valor da terra e os instrumentos de regulação, o mercado e a economia informal da cidade e seu impacto no ambiente urbano.
4/9 – Moradia e Mobilidade.
Com Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini.
Moradia e mobilidade são temas indissociáveis e abordaremos como a expansão territorial do perímetro urbano impacta nesta questão, junto à eficiência e sustentabilidade dos diversos modais de transporte.
11/9 – Meio Ambiente / Como serão as cidades no futuro?
Com Beatriz Vanzolini, Vinicius Andrade e Tomas Alvim.
Serão analisadas questões relativas ao meio ambiente urbano; rios urbanos, saneamento básico, produção e consumo de energia, água, materiais, até chegar ao conceito de sustentabilidade. O fechamento do curso abordará as cidades no cenário global, passando pelos aspectos da economia global, assim como os desafios e as oportunidades que a cidade contemporânea oferece.

PALESTRANTES

Beatriz Vanzolini – Arquiteta e urbanista, com formação pela Escola da Cidade, onde está cursando a pós-graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade. É professora assistente de Urbanismo pela Escola da Cidade.
Tomas Alvim – Editor e sócio da BEI Editora, desde 1990 publica livros de arte, design, fotografia, gastronomia, arquitetura, urbanismo e economia, além de promover exposições e eventos culturais.
Vinicius Andrade – Arquiteto e urbanista, formado pela FAU-USP. Sócio-Fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados. Lecionou na Universidade Braz Cubas e atualmente leciona na Escola da Cidade.

    Imagem1

CLIQUE AQUI PARA 

SE INSCREVER

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

BEĨ EDITORA na SP-FOTO e na MADE 2019

02/08/2019

Na semana do dia 21 de agosto, estaremos participando da SP-FOTO e da MADE – mercado.arte.design. Uma seleção especial do nosso catálogo estará disponível com preços promocionais.

Veja a programação.

Capassp

MADE_Capas

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

LANÇAMENTO | CHANTAL AKERMAN: TEMPO EXPANDIDO

16/07/2019

COMPRE AQUI!

CapaChantal

Obra registra a experimentação e a atualidade da cineasta belga falecida em 2015, um dos mais importantes representantes da arte contemporânea

De novembro de 2018 a janeiro de 2019, o Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez as videoinstalações de Chantal Akerman.  Organizada por Evangelina Seiler e apresentada pelo Oi Futuro, a mostra Chantal Akerman – Tempo expandido reuniu parte fundamental do universo artístico da cineasta belga, já conhecido do público da 29ª Bienal de São Paulo, da Bienal de Veneza e da documenta de Kassel, na Alemanha.

O universo revelado na mostra carioca é matéria-prima do livro homônimo, coeditado pela BEĨ e parte da Coleção Arte e Tecnologia do Oi Futuro. O volume reúne imagens das instalações presentes na mostra (“Anoitecer em Xangai”, “O quarto”, “Verão maníaco” e “No espelho”) e textos que oferecem ao leitor uma visão ampla do trabalho, do pensamento e da importância de Akerman no panorama geral da cultura contemporânea. Ele traz, assim, uma entrevista à crítica de arte Élisabeth Lebovici e a transcrição de uma conversa entre a pesquisadora Ivone Margulies e a produtora Claire Atherton, que colaborou com a artista por mais de trinta anos e que assina também um texto em sua homenagem.  Extratos do livro Minha mãe ri, de Akerman, e uma introdução de Evangelina Seiler completam a obra.

Mais que o catálogo de uma exposição, Chantal Akerman – Tempo expandido é uma introdução e um aprofundamento na vida e na obra de um dos nomes mais instigantes da cultura e do cinema contemporâneos.

 

CHANTAL AKERMAN – TEMPO EXPANDIDO

Curadoria: Evangelina Seiler

Participação: Chantal Akerman, Claire Atherton, Élisabeth Lebovici e Ivone Margulies

Idealização e produção: Cisma Produções

Realização: Oi Futuro

Parceria: Marian Goodman Gallery

Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro

Número de Páginas: 120

Formato: 19,5 x 25,5 cm

Idioma: Português/Inglês

Ano de Publicação: 2019

ISBN: 978-85-7850-154-9

Preço de capa: R$ 70,00

SOBRE A ARTISTA CHANTAL AKERMAN

Cineasta, atriz, roteirista, produtora e professora de cinema, Chantal Akerman (1950-2015) voltou-se para o cotidiano urbano no século XX, retratado em seus primeiros filmes até em suas obras mais experimentais, como as que integraram a exposição no Rio de Janeiro. “Tudo o que você tem é o tempo. Nos meus filmes, você está ciente de cada segundo que passa”, afirmou a artista, oferecendo ao espectador uma pista sobre a matéria-primeira de seu trabalho.  Filha de uma sobrevivente de Auschwitz,  Akerman fundamentou grande parte de seu trabalho na experiência de sua mãe, retratada em diversos filmes e instalações. Dessa forma, embora filmes como Saute ma ville (1968), Je, tu, il, elle (1974) e Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) sejam comumente associados ao cinema feminista, a obra da cineasta não se esgota na militância e se expande para reflexões mais amplas sobre o corpo e a violência,  a passagem do tempo, a vida e a morte.

COMPRE AQUI!

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

HOJE | exibição do filme ERA O HOTEL CAMBRIDGE

04/07/2019

Convite

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

BEĨ EDUCAÇÃO

13/05/2019

BEIEducacao

 

Fundada em 1990, a BEĨ Editora conta, em seu catálogo, com livros de arte, arquitetura, design, fotografia e gastronomia, destacando-se pela originalidade de suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Essa experiência garante-lhe uma sólida expertise na edição de obras de qualidade e a chancelam como uma empresa única no mercado editorial brasileiro.

Paralelamente à atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, que tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de vida das cidades do Brasil por meio da articulação de diversos especialistas em arquitetura e urbanismo, e Por Quê? –
Economês em bom português, que procura explicar conceitos básicos de economia e educação financeira para o público não especializado.

Recentemente, a BEĨ deu um novo passo com a criação da BEĨ Educação, desenvolvendo projetos educacionais dirigidos a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio:

– Aprendendo a lidar com o dinheiro, uma introdução à educação financeira,

– Aprendendo a viver na cidade, que apresenta temas essenciais do urbanismo contemporâneo, e

Bancos indígenas do Brasil, sobre a importância da arte e da cultura indígena no país.

APRENDENDO A LIDAR COM DINHEIRO

Como a educação financeira pode contribuir para vencer o preconceito e a resistência do jovem à matemática?

capa_aprendendo_lidar_dinheiro

Aprendendo a lidar com dinheiro possibilita ao educador trabalhar, nas aulas de matemática, conceitos como dinheiro e orçamento a partir de uma abordagem socioemocional, estimulando nos alunos a autonomia, o protagonismo e o empreendedorismo.

Durante o curso, os alunos serão desafiados a aplicar o conhecimento adquirido em um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de atividades coletivas; dessa forma, pretende-se oferecer aos jovens instrumentos que os ajudem a fazer escolhas conscientes e racionais durante a sua jornada pessoal e profissional.

O material adota a metodologia de ensino orientada para projetos e é composto de:

Livro do Aluno

– 44 aulas;

– 9 músicas criadas pelo rapper MMoneis.

Conteúdos de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental aplicados à educação financeira de acordo com a BNCC.

Caderno dos Professores

– Orientações para os educadores sobre o uso do Livro do Aluno;

– diretrizes para o desenvolvimento do projeto;

– ferramentas de planejamento;

– aplicação e avaliação de conteúdos de matemática financeira;

– metodologia Teoria na Prática;

– passo a passo do plano pedagógico.

O autor Paulo Costa, economista e doutorando pela Universidade Harvard, apresenta os conteúdos de matemática de forma prática por meio de uma linguagem de fácil compreensão. Atualmente trabalha em um segundo livro sobre empreendedorismo para o Ensino Médio.

APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

Os jovens brasileiros estão sendo formados para assumir o protagonismo e intervir na cidade em que vivem?

capa_viver_cidade_grande

Aprendendo a viver na cidade baseia-se em uma abordagem e uma linguagem inovadoras para apresentar aos estudantes diversas experiências da vida urbana e discutir as várias formas de participação cidadã em um mundo cada vez mais urbanizado.

Destinado a alunos dos ensinos Fundamental ii e Médio, o material é um guia para o exercício da cidadania. As atividades levam o jovem a assumir responsabilidades e dá ferramentas para que ele crie, coletivamente, alternativas transformadoras para o ambiente em que vive.

O material adota a metodologia de ensino orientada para projetos e é composto de:

Livro do Aluno

– 40 aulas;

– 21 animações sobre temas urbanos;

– 11 músicas criadas pelo rapper MMoneis;

– 14 playlists da série CitiesX, desenvolvidos pela Universidade Harvard;

– sugestões de leitura e de filmes;

– raps e vídeos da série Cidade Cidadão.

Caderno dos Professores

– Orientações para os educadores sobre o uso do Livro do Aluno;

– diretrizes para o desenvolvimento do projeto;

– metodologia Teoria na Prática.

Recém-lançado pelo Arq.Futuro e elaborado em parceria com os arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, o curso é voltado a escolas que procuram estimular no aluno o pensamento crítico a respeito de temas do seu cotidiano e que pretendem formar jovens aptos a enfrentar os desafios das cidades do século xxi.

ARTE INDÍGENA NAS ESCOLAS

Como o contato com uma das mais importantes manifestações de artistas indígenas brasileiros pode nos ajudar a entender melhor a construção do nosso país?

Ficha

Os índios estão entre nós. Ou somos nós. Recentemente, pesquisas apontaram a presença de DNA indígena em

grande parte da população brasileira de pele branca; os povos originários das terras brasileiras legaram ao país palavras, hábitos, padrões estéticos e de comportamento. Apesar de sua imensa importância na formação brasileira, entretanto, pouco se fala, pouco se pensa e pouco se sabe sobre a cultura indígena do país.

O projeto Bancos Indígenas do Brasil foi idealizado e estruturado pela  BEĨ  Educação com o objetivo de oferecer aos estudantes aprofundamento sobre a cultura indígena por meio do contato com a estética, o design, a forma e o significado de uma das mais importantes manifestações da arte indígena: os bancos.

Durante as aulas, os estudantes poderão refletir sobre a simbologia e o universo cultural das etnias que criam essas peças, conhecendo as técnicas usadas pelos indígenas na construção de seus próprios bancos.

O material é composto de:

– Kit com 10 bancos de madeira originais de diferentes etnias indígenas;

vídeos com depoimento do artista da etnia Mehinaku;

– vídeo de 12 minutos sobre a produção dos bancos em aldeia indígena Kaopana do Alto Xingu;

– fichas de desenho, texto e recorte para trabalho nas oficinas de arte;

– fichas de apoio/planejamento para professores;

– material de trabalho para oficinas (lápis, caneta para colorir, borracha, tesoura, apontador);

– banner com mapa do Brasil localizando as aldeias indígenas que produzem os bancos reproduzidos no projeto.

CONHEÇAS AS NOSSAS PLATAFORMAS:

 Arq.Futuro_M100Y100_cmyk_BIG

logoPQ

logo_colecao_bei

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

Mmoneis, André Bueno, Esze de Doins e William Nascimento: PARQUES URBANOS DE SÃO PAULO

06/05/2019

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

LANÇAMENTO | Parques Urbanos de São Paulo

03/05/2019

COMPRE AQUI!

convite_parques

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

Bancos indígenas do Xingu no Espaço Cultural Contraponto

12/04/2019

convite_bancos_contraponto_2

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

BEĨ na SP-ARTE

04/04/2019

De hoje a domingo, 4-7 de abril, acontece a SP-Arte 2019, o maior festival de arte da América Latina.

A BEĨ estará em seu estande com preços especiais em alguns dos seus principais títulos e lançamentos.

CapasSPARTE

Bancos Indígenas do Xingu na SP-ARTE

Oito artistas das etnias Kamayurá, Mehinaku e Waujá, que figuram também na Coleção BEĨ de bancos indígenas, apresentam trabalhos trazidos diretamente do Xingu.

As peças estão expostas no estande Bancos Indígenas do Xingu, no setor de design da feira.

Banco Mutum Waujá l_02 copyBanco Anta Mehinaku 3_005 copy Banco Onça Kamayura 4_002 copy

 

15ª edição da SP-Arte | 4 a 7 de abril de 2019

Quinta a sábado (4 a 6 de abril) : 13h–21h

Domingo (7 de abril): 11h–19h

Informações sobre ingressos: sp-arte.com

Pavilhão da Bienal | Parque Ibirapuera, portão 3

Estande BEĨ  Editora: térreo, ED1

Estande Bancos Indígenas do Xingu: 3º piso, DS14

Estacionamento no Parque com Zona Azul.

 

Conheça o site da Coleção BEĨ de bancos indígenas  

colecaobei.com.br

 

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários

Dia 27 de fevereiro | Lançamento APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

14/02/2019

 

ba6665bee44ff23e84c3840bf3ed655f

Destinado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o livro “Aprendendo a viver na cidade” traz um curso com metodologia inovadora para discutir a participação de jovens num mundo cada vez mais urbanizado

Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o curso “Aprendendo a viver na cidade” tem como objetivo despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo descobrindo como interferir nela. O curso é entregue em formato de livro – que já pode ser encontrado nas livrarias – e será lançado oficialmente na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no próximo dia 27/02. O curso conta com vídeos e áudios da série Cidade Cidadão, acessíveis por QR Code ou pelo site do Arq.Futuro. Os professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula terão acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas.

O curso se baseia na constatação de que, desde 2007, mais da metade da população mundial vive em cidades; no Brasil, a população é majoritariamente urbana desde a década de 1970.  ‘Aprendendo a viver na cidade’ mostra como aconteceu esse processo e quais são suas consequências, traçando um histórico do desenvolvimento das cidades, do conceito de urbanismo e apresentando estudos de caso retirados da realidade brasileira. “Mais que oferecer informação, nosso objetivo é estimular a reflexão e, sempre que possível, a ação”, afirma a autora Beatriz Vanzolini.

Cada capítulo do livro é dividido em aulas que explicam conceitos-chave do urbanismo moderno, detalham os desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos e oferecem aos jovens as ferramentas para melhorar sua qualidade de vida. As aulas trazem ainda projetos e atividades que consolidam o aprendizado e dicas de livros e filmes que aprofundam o conteúdo. Vídeos exclusivos e raps compostos por Rafael Gomes, o MC MMoneis, sintetizam os temas apresentados de forma bem-humorada e objetiva.

O arquiteto Vinicius Andrade explica que “a cidade é a extensão da nossa casa, e a qualidade de vida que ela oferece está diretamente relacionada às ações de seus moradores”. É este, na realidade, o grande foco do livro. Para Tomas Alvim, do Arq.Futuro, “o curso aborda a cidade sob a perspectiva do morador, estabelecendo a relação com o território e promovendo o espírito crítico para a atuação cidadã”.

Aprendendo a viver na cidade é um guia para o exercício da cidadania, um curso que permite ao jovem assumir suas responsabilidades e criar, coletivamente, o ambiente em que vive.

SERVIÇO | LANÇAMENTO – APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

Data: 27/02

Horário: 19h

Programa:

19h – Bate papo entre a autora Beatriz Vanzolini e Regina Meyer (Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, professora titular da FAU-USP).

20h – Assinaturas dos autores

Local: Escola da Cidade

Endereço: Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque

 

SOBRE OS AUTORES

Arq.Futuro

O Arq.Futuro é uma plataforma que reúne as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. Ao envolver o público brasileiro nos debates sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro pretende contribuir para o crescimento sustentável e justo do país, ao mesmo tempo abrindo espaços para a discussão ampla sobre o desenho e a gestão das cidades. Entre os temas abordados nos eventos organizados pela plataforma estão espaço público, habitação, mobilidade e transporte, infraestrutura, educação, tecnologia, patrimônio arquitetônico e cultural e engajamento. Todo conteúdo gerado pelo Arq.Futuro é registrado e disponibilizado em diversos formatos, que incluem a publicação de livros físicos e digitais e a produção de material audiovisual com imagens e vídeos exclusivos. Mais informações: www.arqfuturo.com.br.

Beatriz Vanzolini

Arquiteta e Urbanista, com formação pela Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – Escola da Cidade, em 2009, onde está cursando Pós-Graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade. Desde 2018 desenvolve projetos de educação junto ao Arq.Futuro. É autora do livro “Aprendendo a viver na cidade”, professora do Curso Executivo “Inovação Urbana: novas formas de se fazer cidade”, realizado pelo Insper em parceria com o Arq.Futuro, e Professora Assistente de Urbanismo pela Escola da Cidade.

Vinicius Hernandes de Andrade

Arquiteto e Urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1992. Sócio-Fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados. Lecionou na Universidade Braz Cubas de 1995 a 1996, leciona na Escola da Cidade desde 2005, e é coordenador do curso executivo de Inovação Urbana realizado no Insper. Eleito vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo para a gestão 2014 – 2016, eleito conselheiro no CAU-sp para o triênio 2018 -2020. Atualmente é membro do conselho cientifico responsável pela curadoria do evento 27o. Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO.

Deixe seu Comentário

Leia os Comentários