Bem Vindo(a)!

Uma aprendizagem

Sergio Fingermann

Disponível: Em estoque

R$32,00

Descrição Rápida

O que se vê quando se contempla uma obra de arte? Como pode a observação de um quadro conformar a maneira como se olha para a arte em geral?

Uma aprendizagem

Duplo clique para aumentar imagem

Reduzir
Aumentar

Mais Imagens

Detalhes

O que se vê quando se contempla uma obra de arte? Como pode a observação de um quadro conformar a maneira como se olha para a arte em geral? A partir da convivência com um quadro de Aldo Bonadei, o pintor e gravador Sergio Fingermann inquire, em Uma aprendizagem, sobre a construção do olhar, sobre o que é estilo e sobre outros aspectos ligados ao encontro com uma obra de arte.

Como diz Fingermann, o texto é uma espécie de tributo ao saber que lhe proporcionou a contemplação, ao fio dos anos, de um quadro de Aldo Bonadei que há muitas décadas pertence a sua família.

A observação do quadro, sua breve história e a descrição do que se vê ao olhá-lo servem de mote para que Sergio Fingermann explore diversas questões a respeito de como acontece a aproximação entre espectador e obra de arte; sobre como o olhar do observador também constrói o quadro. De certa maneira, o que o autor faz é o que sugere a epígrafe de Georges Braque selecionada para o livro: o olhar de cada espectador é como um pincel, espanando o pó que recobre a pintura, revelando as múltiplas possibilidades de interpretação oferecidas pela obra de arte.

Além da tiragem convencional, Uma aprendizagem tem também uma série especial, composta de cinquenta caixas especiais contendo um livro e impressões de gravuras de Fingermann.

Informação Adicional

Autor Sergio Fingermann
Número de Páginas 92p
Formato 12 x 18 cm
Idioma Português
Ano de Publicação 2010
ISBN 978-85-7850-035-1

Compartilhe este produto