Bem Vindo(a)!

Sergio Camargo

Sergio Camargo (1930-1990) nasceu no Rio de Janeiro. Em 1946, mudou-se para a Argentina – país natal de sua mãe – onde foi aluno de Emílio Pettoruti e Lucio Fontana. Salvo por breves retornos ao Brasil, passou grande parte de sua vida na Europa, entre Paris – onde fixou residência e onde teve contato com a obra de Brancusi, além de ter estudado filosofia e sociologia da arte – e Massa-Carrara, onde tinha seu ateliê, junto às pedreiras de mármore que utilizou em profusão em sua obra, até que o negro-belga passasse a ser seu material favorito.

O último terço de sua vida, porém, transcorreu no Rio de Janeiro, para onde regressou definitivamente em 1973, instalando seu ateliê e sua casa em Jacarepaguá, ambos construídos, num mesmo terreno, por Zanine Caldas (o espaço de trabalho encontra-se hoje reconstruído no Paço Imperial).

Em 1990, após a morte do artista, criou-se o Centro de Arte Contemporânea Sergio Camargo, para a preservação e divulgação de sua extensa obra, reconhecida nacional e internacionalmente. Esse papel passou a ser representado, a partir de 2007, pelo Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em São Paulo.

1 Produto(s)

por página

Direção Descendente
  1. Preciosas coisas vãs fundamentais

    Preciosas coisas vãs fundamentais

    Preço: R$90,00

    Preço Promocional R$63,00

    Preciosas coisas vãs fundamentais é uma reunião de poemas, lembranças familiares, esboços de ensaios e fragmentos de vida de Sergio Camargo...

    Detalhes

1 Produto(s)

por página

Direção Descendente