Bem Vindo(a)!

Ascânio MMM: Poética da Razão

Paulo Herkenhoff

Disponível: Em estoque

Preço: R$90,00

Preço Promocional R$54,00

Descrição Rápida

Assinado por um dos mais respeitados curadores e críticos de arte do Brasil, Paulo Herkenhoff, o livro é resultado dos quatro anos que o autor dedicou a investigar...

Ascânio MMM: Poética da Razão

Duplo clique para aumentar imagem

Reduzir
Aumentar

Mais Imagens

Detalhes

Assinado por um dos mais respeitados curadores e críticos de arte do Brasil, Paulo Herkenhoff, o livro é resultado dos quatro anos que o autor dedicou a investigar a produção e a trajetória de Ascânio, tendo participado mais de quarenta reuniões de trabalho no ateliê do artista.

São diversas as obras de Ascânio que tomaram o espaço coletivo, tornando-se conhecidas do grande público. A escultura “Módulo Rio”, no Edifício Argentina, em Botafogo, e trabalhos em variados bairros do Rio de Janeiro, como Cosme Velho e Copacabana, além da Praça da Sé e Praça da Luz em São Paulo, Lisboa e Tóquio são exemplos da habilidade do artista em articular a estética da arte com a necessidade arquitetônica. Em Ascânio MMM, Paulo Herkenhoff explora a relação entre a produção do escultor e a arquitetura, analisando sua função na geração de artistas construtivistas brasileiros, resgatando as influências presentes em sua obra e revelando os conceitos que permeiam seu trabalho.

Num trabalho que define como “historiográfico e teórico”, completado com reproduções de algumas de suas mais significativas obras, Herkenhoff realiza um estudo minucioso da trajetória de um dos maiores artistas do país crítico, em uma  leitura obrigatória não apenas para acadêmicos, mas para os amantes da arte brasileira.

Por mais de quatro décadas, desde os primórdios de seus estudos de arte em 1963,

Ascânio MMM manteve uma produção consistente. Seu olhar se definiu por uma lógica

arquitetônico-construtiva própria e que se lapidaria coerentemente como um cristal. O desafio deste texto seria então compreender o modo como Ascânio é o lapidador do cristal.” Paulo Herkenhoff

Informação Adicional

Autor Paulo Herkenhoff
Número de Páginas 422p
Formato 23,4 cm x 27 cm
Idioma Português
Ano de Publicação 2012
ISBN 978-85-7850-097-9

Compartilhe este produto